CREATINAS

O QUE SÃO CREATINAS?
A creatina é um derivado de aminoácidos que conquistou atletas e praticantes de atividades físicas, em especial aqueles que praticam exercícios de alta intensidade, já que o seu efeito ergogênico oferece uma série de benefícios para a melhoria no desempenho físico. Nutriente natural e de origem animal, a creatina é sintetizada no fígado, no pâncreas e nos rins a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina e metionina).

No organismo, 95% do nutriente são armazenados nos músculos, enquanto os outros 5% distribuem-se no cérebro e, no caso dos homens, nos testículos. O fígado de um adulto saudável sintetiza aproximadamente 1 g de creatina diariamente, e uma dieta variada fornece mais 1 g para o organismo todos os dias. O fato de a maior parte da creatina ficar concentrada nos músculos é o que torna este o suplemento ideal para otimizar o desempenho físico. Saiba mais sobre o que é creatina, para que serve e benefícios.

PARA QUE SERVE CREATINA?
Tendo em vista que a creatina é essencial para o processo de transformação de ADP em ATP, a suplementação desse nutriente atua na otimização de energia durante o treino, evitando que a fadiga seja atingida rapidamente. Além disso, a creatina proporciona grandes efeitos sobre a hipertrofia muscular, já que o nutriente estimula a proliferação de células satélites e promove a retenção de água intracelular, o que aumenta o volume das células e, consequentemente, o músculo se torna maior.

Mais do que isso, a creatina é capaz de manter o nível de glicogênio no sangue mais alto do que apenas com a ingestão de carboidratos. Por fim, quem recebe uma carga de creatina é capaz de se recuperar mais rapidamente das lesões musculares provocadas pelos treinos. Para aqueles que não praticam atividades físicas, a creatina também demonstra-se benéfica. O nutriente mantém o cérebro mais ativo por mais tempo e o protege contra os efeitos de concussões. Além disso, a creatina atenua consequências do envelhecimento.

Filtro

Exibindo um único resultado